A academia na minha vida

Imagem: Pinterest


Minha primeira experiência com a academia foi há dez anos, quando eu tinha apenas 16 anos. Comecei por incentivo da minha mãe que se preocupou com a minha saúde, visto que, eu venho de uma família sedentária, que luta contra o sobrepeso e enfrenta problemas de saúde relacionados diretamente com o excesso de peso.

Comecei a musculação todos os dias na semana, no período da tarde. Eu chegava do colégio, almoçava, dormia e acordava pra malhar. Mal eu sabia que eu vivia um grande privilégio, porque a maior dificuldade na vida da maioria das pessoas hoje é encontrar tempo e disposição pra cuidar da saúde com atividade física.

Fiz atividade por aproximadamente um ano e vi muitas mudanças no meu corpo, principalmente nessa idade que o metabolismo é bastante acelerado. Tanto é que eu até então, não me preocupava com a alimentação.  Somente a academia era suficiente pra que eu ficasse com o corpinho legal.

Passaram-se muitos anos até que eu resolvi recomeçar. Com a idade, as coisas realmente vão mudando no corpo da mulher. Foi na faculdade que eu iniciei novamente a atividade na modalidade luta, passando pelo boxe chinês e pelo Muay Thai. Fiquei completamente apaixonada pela disciplina das lutas, a técnica e os resultados no emagrecimento.

Durante dois ou três anos eu me dediquei ao exercício e cheguei a matar algumas aulas do Direito na sexta feira pra não perder os treinos. Assistia vídeos no YouTube, comprei luvas, saco de pancada e até livro sobre o assunto. Até que eu me estafei com a intensidade dos treinos em conjunto com o final de curso na faculdade e abandonei a modalidade.

Foi devido a esse cansaço físico e mental que eu acabei engordando dez quilos e pela primeira vez tive problemas reais com a balança e com o espelho. E quando você está nesse desequilíbrio com a vida, fazer algo por você se torna muito mais difícil e trabalhoso. Muitas pessoas tentaram me alertar o quanto isso era importante pra minha saúde e pra minha autoestima. Eu me sentia tão mal, que deixava de fazer as coisas e sair com as pessoas imaginando que todos ficariam me olhando e me julgando pelo meu corpo.

Ser forte quando se está comungando com a paz, é fácil. Mas se reerguer de uma vida sem foco e disciplina, requer uma força de vontade enorme e que muitas vezes você não tem. 

Eu demorei muito tempo até buscar ajuda. Primeiramente eu tive que me aceitar e me amar ao ponto de querer mudar a minha vida pra melhor. Hoje eu vejo que sozinha eu não conseguiria. Tive um grande empurrão da minha família, que às vezes não me abordava da melhor forma, mas que foi o bastante pra eu começar.

Mais importante que isso, foi a orientação de uma boa nutricionista e de um bom educador físico. Depois que eu perdi um pouco de peso, eu reuni forças pra começar de novo alguma atividade. Fiquei um bom tempo pensando no que fazer, aonde ir e o que buscar. Queria algo que fosse de fato me cativar e me prender ao fato de querer sempre melhorar.

Foi então que eu voltei pro primeiro lugar que eu busquei ajuda: a musculação! Algo que não era totalmente novo pra mim, mas que me fez criar regras e horários que eu nunca havia tido antes. 

Tenho certeza que os lugares que eu passei e os hábitos que eu criei foram decisivos pra que eu conquistasse o que eu tenho conquistado. Mas outro fator decisivo foi a maturidade. Depois de tantos anos e muitos altos e baixos, a maturidade me fez ter mais foco e força de vontade nos meus objetivos.

Hoje em dia eu encaro a academia como um trabalho. Tenho horário de entrada e de saída, faça chuva ou faça sol, eu estou ali para cumprir uma meta. Só assim eu consigo não ser vencida por tantos percalços que a vida coloca na nossa frente. É um trabalho de formiguinha, que requer muito da gente, mas vale a pena!

Hoje eu me sinto muito melhor, mais disposta e feliz com os meus resultados. Também muito orgulhosa de acordar cedo e fazer o que tem que ser feito, vencendo minhas desculpas.

Como forma de homenagem, quero agradecer algumas pessoas em especial que foram decisivas pra que eu me tornasse uma pessoa mais feliz. São eles:

Minha família, meu namorado, a família do meu namorado, minha amiga Dênia, minha nutricionista Dra. Dalila e meu professor na academia Nanham Ramos.

Obrigada!

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário