O barulho do silêncio

Imagem: Pinterest



Ultimamente eu percebi um incômodo novo, algo que me dava uma aflição que eu não conseguia explicar. Eu sabia que era alguma coisa solta no ar, incapaz de ser nomeada. Ao longo dos anos, vamos nos conhecendo melhor, mas mesmo assim não consegui identificar de cara que o que estava me tirando de mim era o excesso de barulho. Sim, pode acreditar. Posso apostar que por muitas vezes você também se sentiu extremamente incomodado pelo bombardeio de sons, principalmente em um dia de uma mente cansada.

Percebi que as pessoas são viciadas em barulho. Acredito que o motivo seja porque nos dá uma sensação de não estarmos sozinhos. Por exemplo: ao entrar no carro, antes mesmo de liga-lo, muitas pessoas ligam o som. O locutor do rádio falando ou as músicas tocando aleatoriamente nos conforta. Você acredita estar acompanhado por alguém, quando na verdade você poderia estar aproveitando a solidão. Mas o que eu quero dizer com isso? Vamos lá.

Aproveitar a solidão é apreciar outro tipo de barulho. O silêncio. O silêncio grita muitas vezes e as pessoas perdem esse tempo precioso, confundindo com estar sozinho. Na verdade, temos a opção de nos sentir livres ou nos sentir sozinhos. Nós escolhemos. Eu denomino esse tempo como “tempo de ouro”. Em algum dia dessa semana, eu me sentei pra tomar o café da manhã em casa e ouvi o barulho do silêncio. Me senti aliviada. Em outros tempos, minha primeira reação seria pegar o celular para não me sentir sozinha. Mas não. Eu escolhi viver aquele momento. Apreciar o silêncio no agora. Porque o agora é a única verdade que temos.

Eu fico me perguntando por que as pessoas gritam? Porque elas são viciadas nos fones de ouvido e no volume alto da televisão? Por que o barulho é tão alto que não se consegue ouvir o que o outro está falando? É desperdício do tempo de ouro. Pra tudo há seu tempo e sua hora. Devemos saber aproveitar os momentos com consciência.

Eu te proponho a ouvir mais o silêncio. A não dar tanta importância para o barulho das pessoas, dos carros, das ruas. Aproveite e ouça sua mente, se conheça, aproveite o máximo o que você tem dentro do seu coração e às vezes nem sabe. Garanto que vai ser uma experiência libertadora. Os excessos nos cansam, nos debilitam pra oferecer o que temos de melhor. Só agora, depois de tanto cansaço mental e uma enxaqueca sem fim, eu fui capaz de perceber que Deus deu o valor certo para cada coisa. Nós que distorcemos tudo e acabamos nos prejudicando.

O silêncio tem muito a nos dizer.

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário