Um brinde aos amigos



Você nasce já tendo amigos. Seus pais tentam te socializar desde que você mal consegue pronunciar as palavras. É a ordem natural das coisas. Mas se levam anos até você estabelecer quem são as pessoas que merecem sua confiança e que podem confiar em você.

Dizem que amigos de verdade, se conquistam na infância e eu concordo. Aos quase vinte e quatro anos, eu posso contar meus amigos nos dedos de uma mão só. Quando eu iniciei minha vida escolar, foi o ponto de partida pros muitos problemas que eu viria a ter no futuro. Uma criança ainda não tem sua personalidade formada, nascemos apenas com a nossa essência. Então, sofri muito até achar a minha identidade.

Desde sempre, os padrões de beleza estavam em jogo. E eu não fazia parte daquele grupo de meninas populares da escola. Na verdade, nunca fiz. Eu me destacava apenas pela minha vontade de ler e escrever. Prova disso é que eu não fiz o pré-escolar. Não tinha paciência pra ficar colorindo porque estava ansiosa demais pra escrever cartas para as minhas amigas. Minha primeira amiga era sete anos mais velha que eu. Até hoje, não entendo como ela teve tanta paciência comigo. Ela ia pra minha casa brincar e eu adorava ela. Hoje, não tenho notícias dela. Mas sei que será eternamente lembrada pelo quanto me ajudou no meu crescimento intelectual.

Logo depois, vieram muitos outros amigos. Mas era difícil conviver comigo pela minha personalidade forte. Por um lado, isso foi muito bom pra chegar até aqui, por outro, foi um caminho difícil. Eu não estava de acordo com tudo que minhas amigas faziam. Elas gostavam de física e matemática e eu de português e literatura. Elas jogavam vôlei e eu jogava peteca. Elas gostavam de sentar na frente da sala e eu no fundo. Eu sempre fui muito eu. E por conta disso, muitas vezes me isolei. Ou me isolaram.

Desde sempre, eu me perguntei onde estaria meus amigos. E hoje, eles estão aqui. Foi preciso eu me moldar. Tive que amadurecer muito pra aprender a respeitar os outros. E principalmente, impor respeito a mim. Eu convivo agora, com pessoas que são parecidas comigo. É quase uma regra. Não queira viver a vida de outra pessoa porque não dá certo.

Devemos nos aproximar de pessoas que são semelhantes a nós. Isso facilita a convivência entre amigos. Embora, eu tenha amigos de todos os jeitos. Tenho aquele amigo que dá bronca, tenho aquele amigo que gosta de comer, tenho aquele amigo que te ouve, tenho aquele amigo que gosta de sair, outro que gosta de ficar em casa, outro que eu falo todos os dias e outro que eu nem lembro a última vez que falei. Mas são todos meus amigos.

Na verdade, amigo de verdade não tem haver com a presença constante no seu dia a dia. Quando se é adulto, você vê que seu tempo fica muito limitado e você infelizmente não consegue mais se atentar à todos os detalhes.

Verdadeiros amigos estarão SEMPRE dispostos, a qualquer hora do dia e em qualquer situação. E o mais importante: amigos não cobram todo o bem que ele te faz. Se por algum momento, seu "amigo" jogou na sua cara tudo o que ele já fez de bom pra você, ele nunca foi seu amigo de verdade.

Amizade boa é leve, sincera, feliz. Não é medida por kms de distância e muito menos por dificuldades. É baseada pelo quanto é prazeroso você ter intimidade com alguém ao ponto de compartilhar seus momentos e ter certeza que essa pessoa ficará tão feliz quanto você! E principalmente, achar um colo cheio de amor e consolo pros dias que você ficará perdido. Amigos não te julgam, por mais que você seja assim como eu, de uma personalidade difícil de se envolver. Muito pelo contrário, amigos vão te impulsionar a ser um ser humano melhor. Um conselho verdadeiro de um amigo, vale mais que todo ouro e prata que houver no mundo.

Hoje, brindo aos meus amigos. Que estão e estiveram comigo, na infância, na escola, nas festas, na faculdade, na igreja, na minha casa, na casa deles, na estrada e na vida. É a presença deles que me faz ver que tudo vale a pena. Ninguém chega à lugar nenhum sozinho. E eu vim acompanhada, muito bem acompanhada, dos meus melhores amigos.

"Amigos são aquele carro que pega no tranco
Um pedaço do lanche, a companhia na fila do banco
Conselho salvador, risada por besteira
A manhã de segunda e a noite de sexta-feira
Amigos são a coragem que enfrenta o nosso medo
Amigos são o cofre pra guardar todo segredo
E se contar nos dedos quantos amigos tem
Se encher uma mão você já tá muito bem."

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário