Enfim, formei



Sinceramente, achei que esse dia não nasceria. O dia em que eu iria me formar. Há exatos cinco anos atrás, ou para ser mais exata, mil dias atrás, eu dei um passo muito importante que iria traçar todo o resto da minha vida.

Já escrevi sobre como eu nunca tive dificuldades em escolher o que eu queria como profissão. Faltou escrever como foi a jornada de uma faculdade. Pra falar a verdade, foi totalmente diferente de como eu idealizei. Ouvi dizer por aí que faculdade era a melhor época da vida. Percebi que essa realidade se adequava a pessoas de berço de ouro.

Quem tem que ralar mesmo pra conquistar seu lugar ao sol, passa por momentos muito difíceis no período de faculdade. É a época que você perde a sua identidade. Você fica no meio do caminho, sem saber realmente quem você é. Você não é mais criança e também não se tornou adulto. Você toma as decisões mais importantes da sua vida, sendo que você sequer sabe disso naquele instante. Você começa o seu processo de amadurecimento desde o primeiro dia que pisa em uma faculdade.

No curso, você vai encontrar pessoas com o mesmo objetivo que o seu mas que você nunca vai conseguir enxergar como concorrentes, pois se tornam seus amigos. Em muitos casos, se tornam até mesmo da sua família. Todos os dias você tem aquela rotina de horários e compromissos com as mesmas pessoas. Algumas vão te decepcionar, outras vão te surpreender. Algumas vão permanecer e outras você nunca mais vai ouvir falar. Alguns amigos vão estar com você até o ultimo dia, outros vão se perder pelo caminho.

Você vai perceber que mais que qualquer outra coisa, a convivência com pessoas da sua sala, vão te fazer muita falta. É uma felicidade e um alívio enorme saber que não vão haver mais tantas provas e trabalhos. Sendo que, na semana de provas, seu cabelo cai, sua unha enfraquece e você tem uns ataques de nervos. Sem falar que você vive na extrema pobreza quando faz faculdade. Todo seu dinheiro é direcionado às mensalidades, xérox e trabalhos. Nunca sobra nada pra sentar naquele famoso barzinho em frente a faculdade.

Se você trabalha e estuda, como foi meu caso durante esse tempo todo, você vai precisar aprender a estar em dois lugares ao mesmo tempo, fazendo várias coisas que exigem sua atenção e vai se sentir extremamente cansado naquela sexta-feira que você costumava sair com seus amigos, preferindo então sua cama e cobertor. Perdi as contas de quantas vezes chorei desde que dei início à minha graduação em momentos de desespero, de dor, decepções, tristeza e também as vezes que decepcionei as pessoas próximas a mim. Mas nunca, nunca mesmo, pensei em parar. Nada era maior que meu sonho. E eu passaria o que fosse preciso, pra chegar até o fim. Engraçado é como não sinto que é o fim. Achei que teria outra sensação ao ver a aprovação. Talvez seja porque o Direito jamais vai morrer dentro de mim. Apenas um ciclo se encerra pra um novo (e lindo) ciclo começar. Como foi bom conhecer tanta gente, tantos professores, uns especiais na minha vida que só me confirmaram o quanto é gratificante viver esse sonho!

Precisei muito da minha família nesses momentos. Pra me lembrar o quanto eu quis e lutei pra poder fazer uma faculdade. Sem as mãos dadas dos meus pais e irmãos, eu não estaria aqui escrevendo essa vitória. Com o tempo, vi que tudo que é sonho vem acompanhado de dificuldades para testar sua fé em acreditar. Por isso, considero minha faculdade um período difícil. Mas tenho certeza que foi um momento preparatório pro que está por vir.

Como eu me sinto agora? Eu poderia escrever outro texto pra tentar explicar. Junto com a felicidade em me formar, vem a insegurança e a incerteza de um futuro promissor. Eu só tenho uma certeza: Deus vai estar comigo em todos os meus sonhos, da mesma forma que esteve nesse!


Enfim, eu formei!

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário