Como lidar com o desânimo?

Imgem: Pinterest


“Estou tão desanimado(a)”, é uma frase muito recorrente ultimamente, até de mim mesma. Quase todos os dias eu ouço de alguém que o desânimo chegou e que a vontade é de largar tudo e sumir. Tantos problemas né? São os problemas dentro de casa, com a família, cônjuge, filhos.. sem falar no trabalho sempre estressante, cheio de responsabilidades e cobranças. São os boletos vencendo, o ponteiro da balança acusando que você está gordo demais ou magro demais. Sem falar na vida pessoal, que pensando bem, é melhor nem comentar.

É essa somatória de coisas, entre tantas outras, que acumulam dentro de nós sentimentos complicados de serem administrados. É muita informação pro nosso psicológico assimilar que há alguma coisa de bom nisso tudo. Mas o nosso cérebro está o tempo todo tentando nos sabotar e nos fazendo acreditar que é o fim da linha. Que nada! Quantas coisas eu acredito que você já tenha passado e sobrevivido.

O resumo da vida é esse: somos sobreviventes. Porque os momentos bons são somente instantes que passam rápido e não voltam mais. Tirando essa pequena parcela de vida feliz, existe nós, pequenos marinheiros, remando nosso barquinho em meio a ondas gigantes.

Mas como lidar com isso? Eu não sei você, mas quando eu me sinto assim, é difícil alguma coisa me convencer do contrário. Talvez seja coisa de signo. Mas deve ter uma fórmula mágica pra todo mundo. Porque a vida não faria sentido se fosse feita só de preocupações e angústias. A verdade é que a resposta é individual. Fazemos tantas coisas por obrigação que nos esquecemos daquilo que nos faz feliz.

Não sou de fazer perguntas nos meus textos, mas esse me levou a várias perguntas que só podem ser respondidas por você que está lendo. O que te faz feliz? Ás vezes não precisamos de respostas prontas, engessadas e pontuais. Precisamos parar e nos perguntar o que estamos fazendo com nós mesmos.

Eu aconselho você fazer esse exercício toda vez que estiver se sentindo no fundo do poço. A felicidade não precisa ser bens materiais caros. Eu, por exemplo, por estar sempre brigando com o meu peso, me sinto muito feliz comendo um sonho de doce de leite. Em outros dias, eu queria mais horas de sono pra dormir. E se eu consigo me dar esse “presente”, me sinto grata por me permitir viver o que o desânimo estava me roubando.

Percebemos que desanimar é algo natural, acontece comigo e com você. A diferença é a forma que saciamos a nossa vontade de viver. Se você fizer só aquilo que tem que fazer por obrigação e por compromisso, você vai se sentir vazio, mesmo rodeado de motivos pra te preencher.

Dance. Ligue. Coma o que você quiser comer. Beije. Abrace. Fique com a sua família. Seja louco. Seja feliz!

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário