Amor Romântico x Inteligência Emocional

Imagem: Pinterest




Nós confundimos a ideia sobre o amor. A maioria das pessoas acredita no "Amor Romântico", sendo que o que deveríamos sentir se chama "Inteligência Emocional". Vou tentar explicar um pouco como funciona ao meu ver essas duas situações, e deixo você bem a vontade para optar o que te faz mais feliz.

Crescemos acreditando nos relacionamentos perfeitos. Pouco se falava sobre a convivência real de um casal. As histórias que vemos principalmente nas redes sociais, glamourizam o amor e fica fácil acreditar que ele existe na sua forma mais pura e genuína.

O amor romântico é a projeção de nós em outra pessoa. Idealizamos nessa pessoa, aquilo que sonhamos, esperamos e aprendemos errado, colocando assim a nossa expectativa em cima dela. Esquecemos que nosso companheiro é só alguém que também está enfrentando lutas e vive em busca da felicidade, assim como nós.

Nós confundimos o amor com apego. Acreditamos que o ciúme é uma demonstração de amor bonita, quando na verdade, é uma corda no pescoço da outra pessoa. Nós não percebemos que fazemos isso porque dentro de nós há uma insegurança e um medo de perder. Maior que isso, é o nosso medo de sofrer.

No fundo, é uma grande inocência, pois sabemos que o medo de perder acelera a perda. O amor romântico nos traz mais sofrimento porque nos frustramos com mais facilidade. O ser humano está longe de ser perfeito e corresponder nossas expectativas de pessoas mimadas.

A inteligência emocional vem depois, porque ela é adquirida com o tempo e com as experiências que não foram tão boas. Você percebe que o amor é construído com a convivência.

As pessoas deveriam se unir sabendo que o relacionamento demanda um processo de paciência. É a junção de duas pessoas normais, que escolheram estar juntas e por isso entendem que o que você não concorda na outra pessoa, não é uma verdade absoluta. São duas maneiras de pensar diferentes, tentando dar certo.

O amor dentro da inteligência emocional não espera que o seu companheiro te faça feliz a qualquer custo. Ele deseja que a pessoa que você ama, seja feliz. E se isso te incluir, ótimo. Por isso, devemos escolher pessoas que admiramos, independente se elas forem nossos namorados, maridos, ou alguém que estamos conhecendo melhor.

A admiração pelo outro é o pilar mais forte que sustenta um relacionamento inteligente. Isso te inspira a amar alguém exatamente como ele é. E te dá a liberdade de ser você mesmo perto dessa pessoa. Isso é maravilhoso.

Portanto, parem de romantizar o amor. O amor não deve ser confundido com sentimentos que na verdade faz você sofrer.

Ao encontrar o amor, aprenda a usar a inteligência emocional que você adquiriu, e esteja com alguém que supra a sensação de bem estar que você não teve sozinho.

Compartilhar isso:

Entrar na conversa

    Comentário do blog

0 comentários:

Postar um comentário